quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Na sua Cozinha | Risoto


Algumas receitas são tabus aos que se aventuram pela na cozinha. O risoto exige além de paciência, dedicação e ingredientes de qualidades. Para você fazer bonito na cozinha e arrancar elogios de seus convidados, seguem algumas dicas infalíveis:
  • O ARROZ: este é o principal ingrediente do risoto, portanto escolha com atenção. Para quem esta começando sugerimos o arroz arbóreo mais fácil de se encontrar o ponto. Agora se você já tem alguma intimidade com a cozinha, prefira o carnaroli, que oferece maior quantidade de amilose e consequentemente mais cremosidade ao seu prato.

  • O CALDO: para os iniciantes na cozinha, é mais pratico utilizar o caldo industrializado, não fica a mesma coisa, pois sódio neste produtos é mais concentrado, portanto neste caso cuidado com o sal. Aos amantes do bom prato, prepare seu caldo com todos os ingredientes de sua preferencia (cenoura, salsão, não podem faltar), com certeza o sabor final será diferenciado.

  • RISOTO DE QUE? Frutas, queijo, legumes, frutos do mar, etc... Aquele arrozinho macio e cremoso aceita diversos ingredientes e a combinação de algum deles, use sua criatividade e arrase no sabor!
Que tal uma receitinha básica do nosso chef, para deixar seu risoto ainda mais sensacional?!

RISOTO DE BAIÃO DE DOIS COM CARNE DE SOL
RISOTO
200 g de arroz arbóreo
50 g de queijo coalho frito
40 g de manteiga sem sal
30 g de queijo parmesão ralado
30 g de carne de sol dessalgada e picada
20 g lentilhas cozidas
20 g de cebola picada
40 ml de azeite extravirgem
20 ml de vinho branco
gosdura de pancetta a gosto para finalizar
salsinha, cebolinha e pimenta-de-cheiro a gosto

GORDURA DE PANCETTA
1 kg de pancetta
1 cebola picada
temperos a gosto

CALDO DE LEGUMES
1 l de água
250 g de mix de salsão, cenoura e alho poró picados
3 talos de salsinha
1 galho de tomilho
1 folha de louro

MODO DE PREPARO
Gordura de Pancetta
Tempere a pancetta a gosto. Refogue com a cebola e deixe cozinhar no fogo baixo para a gordura derreter. Deixe esfriar e bata em um processador até obter uma pasta. Armazene refrigerado.

Caldo de Legumes
Coloque os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo. Cozinhe por 40 minutos sem deixar ferver, coe e reserve.

Risoto
Coloque a metade da manteiga e a metade do azeite em uma panela. Refogue a cebola e adicione o arroz. Junte o vinho branco e deixe por 3 minutos. Junte 1/3 do caldo e cozinhe mexendo sem parar. Quando o caldo secar, repita o processo até que o arroz fique pronto. adicione a carne de sol e a lentilha. Finalize com o queijo ralado, a salsinha, a cebolinha, a pimenta-de-cheiro, a gordura de pancetta e o restante do azeite e da manteiga. Ajuste os temperos e sirva com o queijo coalho frito.

Gostou da dica? Se precisar de ajuda, é só ligar, e mandaremos uma equipe completa para te auxiliar.
BUFFET TOUT VA BIEN
5531.1822


Nenhum comentário:

Postar um comentário